Estratégias de Promoção a Saúde e Prevenção de Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares entre Crianças.

Prof Dra Camila Maciel de Oliveira – idealizadora, autora da metodologia e das peças de teatro e coordenadora das equipes envolvidas.

Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular – InCor/FMUSP

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

CORAÇÕEZINHOS DE BAEPENDI: QUEM SOMOS E O QUE PRETENDEMOS

Este projeto, apelidado de “Coraçõezinhos de Baependi”, tem por objetivo promover ações educativas em saúde (hábitos de higiene, saúde bucal, alimentação saudável, incentivo a atividades físicas e conhecimentos básicos sobre doenças cardiometabólicas e suas associações com estilo de vida inadequado) para crianças das redes públicas e privadas dos município de Baependi. As atividades são ministradas por alunos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da UFJF, previa e devidamente treinados por nossa equipe, tendo um enfoque lúdico (teatros de fantoches, paródias utilizando cantigas da cultura popular, poemas, material ilustrativo e atividades em grupo) e didático na abordagem dos diversos temas relacionados à promoção da saúde. O projeto atende aproximadamente 900 crianças por mês e tem como objetivo principal conscientizar as crianças sobre a importância de um estilo de vida saudável na prevenção de doenças cárdio-metabólicas, além de abordar temas relacionados a boa utilização de recursos naturais, o respeito ao idoso, a identificação de animais peçonhentos e a orientações quanto a prevenção de doenças transmitidas por insetos, inclusive a dengue. Esperamos que essa estratégia possa auxiliar a gerar adultos mais conscientes sobre a importância de um estilo de vida adequado na promoção da saúde. Temos, ainda, interesse  que está metodologia seja reaplicada em todo o território nacional.

Por enquanto nossa equipe apresenta as peças que são renovadas a cada mês nos municípios de Baependi e Juiz de Fora, MG. E desenvolvemos estratégias deiferentes para a cidade de Curitiba, PR, através do treinamento dos professores da rede municipal de ensino com oficinas e desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas.

Assista abaixo a reportagem veiculada no jornal UFPR Notícias sobre Coraçõezinhos de Baependi:

Abaixo, aula de fantoche com a Prof. Dra. Camila Maciel.

NOSSA HISTÓRIA

Existe em Baependi/MG, há 10 anos, o “Projeto Corações de Baependi” que é o primeiro estudo familiar do Brasil em doenças cardiovasculares, o qual atualmente acompanha 2.500 pacientes, possuindo posto de saúde com equipe médica e de apoio para os exames complementares. Porém, percebíamos a necessidade de interação com a comunidade, pois as feiras de saúde que promovíamos eram insuficientes para a real promoção da saúde e mudanças dos hábitos de vida. Então, em uma situação particular, surgiu a ideia de escrever peças de fantoches para o público infantil e desta forma tanto as crianças quanto os pais, estes indiretamente, receberiam informações acerca do assunto saúde (por isso “Coraçõezinhos de Baependi”). Docentes da disciplina de Fisiologia da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG) se propuseram, então, a motivar e a orientar alunos de graduação para pensarem estratégias de prevenção nesta população de forma lúdica e criativa para crianças de 6 a 10 anos do ensino público e privado, contribuindo para o acesso da comunidade a informações relacionadas à saúde e promoção do bem-estar e qualidade de vida, lembrando que nossos textos, assim como as fábulas, também trazem assuntos relacionados aos valores para promoção de uma sociedade melhor e mais igualitária. Hoje nossas peças já foram apresentadas para aproximadamente 6.000 crianças (ver fotos no facebook “coracoezinhosapaixonados” e “coraçõezinhosdebaependi) nos municípios de Juiz de Fora e Baependi.

PAINEL DE FOTOS

Juiz de Fora

Curitiba

Baependi

LINKS RELACIONADOS

Entrevista sobre o projeto em Juiz de Fora [link]

Summary
Article Name
CORAÇÕEZINHOS DE BAEPENDI
Description
Strategies for Health Promotion and Risk Factors Prevention for Cardiovascular Diseases among Children
Author
Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular - InCor