Título: “Proteolipossomos: uma ferramenta da nanobiotecnologia

Palestrante: Prof. Dr. Pietro Ciancaglini

Instituição: Depto. Química, FFCLRP-USP

Proteolipossomos são sistemas miméticos de membranas lipídicas (lipossomos) nos quais as proteínas foram incorporadas e/ou inseridas. Durante as últimas décadas, estes sistemas ganharam destaque como uma ferramenta para estudos bioquímicos/biofísicos de interação proteína-lipídeo, bem como sistemas com aplicações biotecnológicas.

Proteolipossomos apresentam vantagens quando comparados com sistemas de membranas naturais, uma vez que são obtidos com um número menor de componentes lipídicos (e proteínas), facilitando o planejamento e a interpretação de resultados de certos experimentos. Entretanto, estes sistemas têm a desvantagem de requerer uma padronização específica para cada tipo de proteína, além de ser necessário verificar a correta orientação da proteína durante a reconstituição, bem como a sua atividade e função.

Nesta apresentação, será abordada principalmente a reconstituição de proteínas que apresentam uma âncora de glicosil-fosfatidilinositol ou proteína integral de membrana. Nestes exemplos, serão abordados a produção dos proteolipossomos, bem como a caracterização bioquímica e biofísica, com ênfase no estudo da interação lipídeo-proteína. Além disso, será abordada a utilização destes sistemas como uma ferramenta da biotecnologia, incluindo a construção de sistemas vesiculares multi-protéicos com potencial aplicação como vacina, nanossensores e sistemas miméticos para o estudo da mineralização biológica..

Local: InCor – Sala de Reuniões do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular – 10º andar – Bloco 2.

Data: 30 de janeiro de 2015 (sexta-feira) às 14h.