Bioinformatics Support

Bioinformatics Support


Ed Carlos Santos E Silva

Ed Silva

Tem experiência de dois anos em docência para curso técnico profissionalizante. Trabalhou em laboratórios de análises clinicas e Diagnóstico por Imagem. Possui conhecimentos em elaboração de relatórios de processos, manipulação e produção de Radiofármacos para Medicina Nuclear, e execução de protocolos de imunoensaios e cromatografia. Possui Especialização em Tomografia e Ressonância Magnética pelo Instituto CIMAS Concluiu recentemente o Mestrado em Tecnologia Nuclear no IPEN/CNEN

Elisangela Aparecida Da Silva

Elisangela Silva

Tecnóloga em Desenvolvimento de Software Multiplataforma (2024, FATEC) e formação técnica em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica & Robótica (2020–2022, ETEC), com ênfase em engenharia de software, experiência do usuário e inovação digital. No Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular (Instituto do Coração – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), atuei inicialmente como Técnica em Desenvolvimento de Software, com foco no desenvolvimento de aplicações web para apoiar pesquisas científicas. Atualmente, exerço a função de Analista de Qualidade de Software, contribuindo para o desenvolvimento e a garantia de qualidade de sistemas internos que fortalecem estudos em genética e cardiologia molecular. Também sou responsável pela diagramação e estilização de gráficos e ilustrações científicas, assegurando clareza, precisão e impacto visual em artigos e publicações acadêmicas.

Erick Força Moura

Erick Moura

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - FATEC Ferraz de Vasconcelos (2021). Atualmente é bolsista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Fernando Marcon Passos

Fernando Passos

Sou um cientista de dados com mestrado em Bioinformática, especializado na aplicação de biologia de sistemas para enfrentar desafios de saúde, como envelhecimento, doenças infecciosas e desenvolvimento de vacinas. Atualmente, estou envolvido no campo de Genômica Populacional, focando no desenvolvimento e aprimoramento de Polygenic Risk Scores (PRS) para melhorar os insights genéticos para populações diversas.

João Victor Costa Da Silva

João Silva

MSc Candidate in Bioinformatics (2025–) and BSc in Biomedical Informatics (2024) at the University of São Paulo, with emphasis on Quantum Biology, Neurosciences, and Bioengineering. Currently QA Analyst at the Laboratory of Genetics and Molecular Cardiology (Heart Institute – University of São Paulo Medical School), contributing to the “Brazil Genome Map” project with expertise in software architecture, development, and quality assurance. Also Software Engineer at BlackGenn, a Synthetic Biology startup, focused on a SaaS platform for genomics, proteomics, and metabolomics optimization through machine learning pipelines. Previous experience includes roles at Zallpy (Surgo Health), supporting health-tech innovation in Washington, D.C., and ByMyCell, developing bioinformatics applications for agribusiness and laboratory management. Academic background includes international research at the University of Cauca (Colombia), designing AI-driven Metabolic Engineering strategies for therapeutic compound production against Alzheimer’s disease, as well as thesis work in computational drug discovery at University of São Paulo. Recognitions include 1st place at Latin America’s inaugural AI hackathon (I Alinha Hacka – Effective Altruism Brazil, 2023), and selection for academic programs at Brown University and Columbia University.

Leonardo Sanches

Leonardo Sanches

Biólogo graduado na Universidade de São Paulo (USP), fez iniciação científica e mestrado no Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, onde realizou pesquisas com peptídeos antimicrobianos de serpentes. Motivado pelo interesse em bioinformática, direcionou seu enfoque para a genômica do câncer. Atualmente, encontra-se dedicado ao doutorado em Bioquímica no laboratório de genômica e expressão gênica em câncer do Instituto de Química da USP, com um projeto de pesquisa voltado para a exploração da funcionalidade de lncRNAs (RNAs longos não codificantes) associados ao câncer, por meio da análise de redes de co-expressão.

Luis Felipe Feliciano Da Silva

Luis Silva

Profissional de TI com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC de Ferraz de Vasconcelos. Desenvolvedor Back-end, com foco em Python, JavaScript, Typescript e Frameworks como FastAPI, React.Js, além de SGDBs como MySql e MongoDB. Tambem possui experiência em Suporte Técnico focado em hardware de computadores e sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS. Atualmente desenvolve sistemas para pesquisas de análise biológica no inCor.

Marcos Labriola

Marcos Labriola

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994).

Matheus Hideo Faria Higa

Matheus Higa

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fatec Ferraz de Vasconcelos (SP), FATEC FV, 2018.

Samantha Paço

Samantha Paço

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2016) e mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP, 2019). Atualmente é doutoranda no Programa de Bioinformática da USP, com conclusão prevista para 2025, tendo realizado um doutorado sanduíche na University of California, San Francisco (UCSF), no período de março a setembro de 2023, por meio do programa CAPES-PrInt. Paralelamente, está finalizando a graduação em Engenharia da Computação. Possui experiência na aplicação de modelos de risco poligênico (Polygenic Risk Scores – PRS), com foco em ajustes para populações miscigenadas e análise de ancestralidade local (local ancestry). Tem domínio das linguagens de programação Python e R.

Silas Santos Leite

Silas Leite

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paulista (2019). Tem experiência no desenvolvimento de softwares com ênfase em Lógica para consistente, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, boas praticas de software, arquitetura de software, moldagem de sistemas e robótica.

Victor Fernandes De Oliveira

Victor Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre (2013) e doutor (2018) em Biotecnologia na área de concentração em Genômica e Proteômica pela Universidade Federal de Ouro Preto. Realizou um doutorado sanduíche no Max Planck Institute for Molecular Genetics (2014-2015) em Berlim na Alemanha (CAPES: 99999.002659/2014-00). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas e no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (FAPESP: 2018/11917-6). Possui experiência na área de biologia molecular e bioinformática, desenvolvendo projetos envolvendo análise de genomas, transcriptomas e epigenomas. Utiliza ferramentas para estudos de associação genômica (GWAS), genotipagem, RNA-Seq e farmacogenômica. Trabalha em linguagens de programação, incluindo Python, Jupyter e Shell Script. Além disso, possui habilidades em laboratório como, sequenciamento, PCR em tempo real e metodologias de extração de RNA e DNA. Atualmente é Bioinformata Sênior do InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP.