Bolsa de PD técnica – Biologia Celular e Molecular Área de conhecimento: Biologia/Medicina
Título do projeto: Biobanco Nacional de Células-Tronco de Pluripotência Induzida Paciente – Específico – Doenças cardiovasculares.
Área de atuação: Biologia Celular e Molecular
Pesquisador principal: José Eduardo Krieger
Unidade/Instituição: Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular/INCOR//HCFMUSP
Resumo:
O projeto “Biobanco Nacional de Células-Tronco de Pluripotência Induzida Paciente-Específico” é um projeto de âmbito nacional que se presta à geração e armazenamento de um banco de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) obtidas através de indivíduos portadores de diversas doenças, entre elas doenças cardiovasculares, de alta relevância para estudos inovadores.
O Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular é parceiro do projeto biobanco e responsável pela obtenção e geração de iPSCs das seguintes doenças: miocardiopatia hipertrófica familiar e hipercolesterolemia familiar, duas doenças que apresentam número limitado de tratamentos disponíveis e atingem números expressivos de indivíduos da população.
A partir de biopsias de pele de indivíduos acometidos e seus controles familiares não acometidos, fibroblastos serão obtidos. Estes serão submetidos a protocolos de reprogramação celular através da indução da superexpressão dos genes OCT4, SOX2, KLF4 e c-MYC e os clones obtidos serão caracterizados molecularmente para parâmetros que comprovem sua pluripotência. Esta vaga tem o caráter técnico científico, sendo assim o candidato será inserido em um projeto já em andamento para auxiliar na construção e caracterização do banco de iPSCs derivadas de indivíduos acometidos pelas doenças cardiovasculares acima citadas, podendo ser inserido em projetos paralelos direta e indiretamente ligados ao projeto em questão.
Requisitos do Candidato
Obrigatórios:
– Domínio da língua Inglesa;
– Doutorado (adquirido nos últimos 5 anos) na área de Ciências Medicas, Bioquímica, Biologia Celular, Molecular ou similar;
– Experiência em técnicas de Biologia Molecular: expressão gênica e proteica;
– Experiência em técnicas de microscopia óptica e de fluorescência;
– Experiência em Biologia Celular: cultivo de células.
Desejáveis:
– Experiência em Biologia Celular: cultivo de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs);
– Experiência em Biologia Celular: cultivo de células-tronco e manipulação de sistemas de transfecção/transdução celular;
– Experiência em Citometria de Fluxo;
– Experiência em Cariotipagem.
O pós-doutorado tem duração de 24 meses. O valor da bolsa será de acordo com o estipulado para Pós-Doutorado pela CAPES (http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-de-bolsas).
Os candidatos interessados devem entrar em contato com Renata Carmona, gerente do Laboratório (renata.carmona@incor.usp.br), anexando:
a) Uma carta de apresentação e interesse;
b) Curriculum lattes incluindo lista de publicações (em arquivo, não link);
c) Uma carta de recomendação contendo informações de contato (email, telefone).